top of page

Cálculo de Exposição ao Oxigênio pelos Computadores

A tabela da NOAA – National Oceanic & Atmospheric Administration propõe limites extremamente conservadores e seguros para uma dada pressão parcial de oxigênio a qual o mergulhador fica exposto durante uma imersão. Não por acaso, a grande maioria dos computadores de mergulho utilizam-na para controle da toxidade do oxigênio durante as imersões.

No entanto, a pressão parcial do oxigênio (ppO2) varia de acordo com profundidade, como segue nos exemplos abaixo:


Profundidade

Pressão Ambiente

% de O2 da Mistura

Pressão Parcial O2

0 metros

1 ATM

21

0,21 ATM

10 metros

2 ATM

30

0,60 ATM

20 metros

3 ATM

36

1,08 ATM

30 metros

4 ATM

40

1,6 ATM

Fórmula para cálculo da Pressão Parcial do Oxigênio: ppO2 = (Profundidade / 10 + 1) x (%O2 da Mistura / 100)

Dessa forma, os computadores devem fazer cálculos periódicos (normalmente eles são feitos de minuto a minuto) considerando as variações de profundidade efetuadas durante a imersão (mergulho multinível). Em cada etapa é calculado um percentual de exposição ao oxigênio que vai sendo acumulado, para que, ao fim do mergulho, tenha-se o total do percentual atingido ao longo de toda a imersão. Esse total não pode ultrapassar 100 % ao dia do chamado relógio de oxigênio. No caso de mergulhos recreativos, normalmente não se atinge nem sequer 50 % desse limite, mas em imersões técnicas profundas ou que temandem descompressões a realidade é outra.

Os intervalos de superfície também são considerados nos cálculos e, portanto, os computadores dimuem a porcentagem de exposição de acordo com o tempo de descanso fora da água. No entanto, esta redução não é precisa, por não haver conhecimento científico sobre a correta eliminação dos gases absorvidos pelo diversos tecidos de nosso organismo. Alguns computadores aplicam redudores de 50% a cada 70 minutos de intervalo de superfície, enquanto outros modelos aplicam a redução apenas a cada 90 minutos.

Mas não há motivo para preocupação, pelo fato de este cálculo não ser exato, pois os mesmos são muito conservadores e foram determinados após enorme quantidade de testes em laboratório e em mergulhadores da marinha americana.

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Álcool e Mergulho

O álcool é seguramente a droga mais relacionada ao uso abusivo. Apesar dos inúmeros trabalhos de pesquisa que comprovam os malefícios que produz à saúde, ainda persiste o mito que “alguns goles” não s

Ícone de WhatsApp
bottom of page