top of page

Prego no mar

Atualizado: 28 de dez. de 2021

Pertencente à família Dasyatidae (nome científico: Dasyatis americana), a ARRAIA PREGO também é conhecida popularmente como raia cravadora, raia lixa, pastinaca (Itália e Espanha), raya verde (República Dominicana), roughtail stingray e whipray (EUA) e trigono (Itália).

Esta comum companheira dos mergulhos em nossa costa possui o dorso marrom-claro ou acinzentado (sua coloração pode variar de acordo com o substrato). Apresenta uma mancha pálida à frente dos olhos no meio do focinho e ventre sempre muito claro.

Possui corpo rombóide, com focinho, cabeça e parte anterior das peitorais formando uma pirâmide. Não possui nadadeiras dorsais e seus lóbulos posteriores dos peitorais formam dobras cutâneas abaixo da base da cauda. Animal de cauda longa e afilada usada, através de um ou mais espinhos, como sua maior arma de defesa.

Pode chegar a 3 metros de comprimento, 2 metros de largura e 112 Kg. Em média mede 1 metro de largura e pesa 30 Kg. Os filhotes nascem com 30 cm. Encontradas nas águas tropicais do Atlântico, esta é uma arraia muito comum em toda a costa brasileira. De hábitos bentônicos, costeiros e de águas rasas, eventualmente podem adentrar em estuários e até mesmo subir rios de água doce.

São normalmente encontradas deitadas no fundo e cobertas pela areia. Podem formar grupos na época de migração, que ocorre no verão (aqueles que estiveram conosco em Arraial do Cabo em Dezembro/2005 puderam certificar este fenômeno), quando nadam em grupos próximas á superfície.

Alimentam-se principalmente à noite: de moluscos, vermes, crustáceos e pequenos peixes. É uma espécie ovovivípara e produz de 2 a 4 filhotes por estação. Considerada a mais perigosa raia peçonhenta, seus espinhos em forma de serra, além de inocular peçonha capaz de matar um homem, pode produzir sérios ferimentos punfiformes.

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Ícone de WhatsApp
bottom of page