top of page

Dupla Efetivo

Atualizado: 28 de dez. de 2021


Curso de mergulho - Amigos do Joe

As diversas credenciadoras de mergulho do mundo adotam a filosofia de duplas no mergulho recreacional. No entanto, o que ser e ter um dupla efetivo ? Não vamos discutir o uso da filosofia no mergulho técnico. Pois, em algumas condições, ela é totalmente contrária às estabelecidas para o nível recreacional. Vamos nos ater ao mergulho recreativo.

Não basta ter alguém que o acompanhe durante as imersões. Isto não é o suficiente para se caracterizar um dupla. Isto é apenas um companheiro de mergulho. Dupla é aquele que com o qual podemos contar em caso de necessidade. É sua maior redundânciana prática do mergulho autônomo. E a necessidade nem sempre é caracterizada por uma emergência. Aliás, na maioria dos casos, ela não é. A imensa maioria das vezes em que necessitamos do dupla é para auxílio durante o montar e colocar o equipamento, subir a bordo, lembrar mutuamente do tempo, direção e quantidade de ar estipulados no planejamento do mergulho, entre outras tarefas cotidianas da atividade. Pouquíssimas vezes, realmente passamos por uma emergência, onde o dupla poderia ser a diferença entre um incidente e uma tragédia. Se pararmos para pensar, será que estamos escolhendo corretamente nosso dupla? Esta decisão tem que ser tomada com parâmetros que abranjam a experiência do mergulhador escolhido, o equipamento que ele utiliza e, principalmente, a sua atitude sob a água.

Seu dupla tem a experiência necessária para o tipo de mergulho a ser realizado? Veja bem…, um ótimo dupla para um mergulho ao longo de uma parede de corais pode ser um problema no caso de uma penetração em naufrágio, por exemplo. É comum se verificar mergulhadores (até experientes) conduzirem duplas não qualificados para imersões para a qual não foram treinados. Esta prática é muito comum , principalmente em mergulhos noturnos. O mergulhador mais experiente alega que cuidará do outro, pois este não tem o treinamento adequando para a prática de um certo tipo de mergulho. Que incoerência não, pois o mergulhador mais experiente, damesma forma, não tem o treinamento adequando para cuidar de alguém sem treinamento. Isto é tarefa para os profissionais (instrutores e divemaster). Mergulhar e conduzir um grupo são coisas totalmente distintas.

Seu dupla utiliza todos os equipamentos necessários para o mergulho, incluindo os de emergência? Lembre-se que dependendo do tipo e local do mergulho os equipamentos podem ser necessários ou não. Veja o exemplo do uso do sinalizador (salsichão) em águas oceânicas ou em locais de muita corrente (drif dives). Equipamentos, tidos como não obrigatórios, podem ser muito úteis em certas ocorrências, tais como: faca, sinalizador, apito, bússola, lanternas reservas, prancheta subaquática, entre outros. Diria até que, enquanto não se tem uma situação na qual eles seriam indispensáveis, poucas pessoas dão o devido valor ao seu uso.

Seu dupla, realmente tem uma atitude de compartilhamento de decisões sob a água ou ele simplesmente está te fazendo “companhia” durante a imersão? Se você se descuidar e perdê-lo de vista, pode subir tranqüilo após um minuto de busca que ele o estará esperando na superfície, como determina a regra? Ele, ao longo da imersão, verifica de tempo em tempo com você os consumos de ar da dupla, a distância do ponto inicial do mergulho, as suas condições físicas e psicológicas, enfim, existe a preocupação por parte de seu dupla do que está ocorrendo com você durante o mergulho? Faça uma retrospectiva de suas últimas imersões e identifique se está mergulhando com um dupla efetivo. E não deixe de fazer uma auto análise e descubra se você está sendo um bom dupla.

Ótimos mergulhos e muita água azul para todos.

Grande abraço e fiquem na Luz

Joe

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Álcool e Mergulho

O álcool é seguramente a droga mais relacionada ao uso abusivo. Apesar dos inúmeros trabalhos de pesquisa que comprovam os malefícios que produz à saúde, ainda persiste o mito que “alguns goles” não s

Cálculo de Exposição ao Oxigênio pelos Computadores

A tabela da NOAA – National Oceanic & Atmospheric Administration propõe limites extremamente conservadores e seguros para uma dada pressão parcial de oxigênio a qual o mergulhador fica exposto durante

Ícone de WhatsApp
bottom of page