top of page

Mergulho em Cabo Frio e Arraial do Cabo!

Atualizado: 17 de jan. de 2022


Mergulho em Cabo Frio
Praia do Peró - Cabo Frio

O mergulho na região de Cabo Frio e Arraial do Cabo é nacionalmente reconhecido devido à grande diversidade de vida marinha e a incidência de fenômenos naturais que favorecem as condições para a prática da atividade de mergulho autônomo.


Biodiversidade marinha em Cabo Frio e Arraial do Cabo


A região abriga uma peculiar biodiversidade em seus costões rochosos, onde são registradas espécies tipicamente de ambientes tropicais e subtropicais.


Nas baías abrigadas da região dos lagos é possível encontrar corais formadores de recifes, bem como uma biodiversidade imensa de espécimes típicas do local que são registradas no lado externo da Ilha de Cabo Frio.


Essa coexistência de espécies tão distintas da região de Cabo Frio e Arraial do Cabo é favorecida pelo fenômeno da ressurgência que ocorre com maior intensidade próximo à Ilha de Cabo Frio.


Veja o vídeo da nossa última expedição de mergulho em Cabo Frio e Arraial do Cabo


A ressurgência na região de Cabo Frio e Arraial do Cabo


A ressurgência tem uma forte influência nos processos ecológicos e nos padrões ambientais que ocorrem na região de Cabo Frio. O principal e de maior importância é o enriquecimento de nutrientes da coluna d’água que suporta a alta biodiversidade, favorecendo a prática de mergulho autônomo.


As águas geladas da ressurgência não somente funcionam como uma barreira biogeográfica para muitas espécies marinhas, como também trazem muitos nutrientes que sustentam a diversa vida marinha da região.


Como se já não bastasse Cabo Frio e Arraial do Cabo apresentam visibilidade acima da média para a região Sudeste do Brasil, favorecendo a prática da atividade para todos os níveis, desde iniciantes até mergulhadores técnicos.


Mergulho em Cabo Frio & Arraial do Cabo


A região dos lagos é nacionalmente conhecida pela qualidade do mergulho, e Cabo Frio e Arraial do Cabo são destinos de mergulho muito procurados por mergulhadores certificados ou inciantes, e são destinos com grande estrutura hoteleira e de operadoras de mergulho.


Cabo Frio e Arraial do Cabo oferecem incríveis possibilidades de mergulho. Durante as suas imersões você encontrará fundos rochosos, recifes, peixes do Atlântico Sul, tartarugas raias, cavalos marinhos e etc. A visibilidade durante o verão pode alcançar até 30 metros.


Pontos de mergulho Cabo Frio


Dentro os pontos de mergulho da região, destacam-se: Ilha Comprida, Ilha Dois Irmãos, e Ilha dos Papagaios.


Pontos de mergulho Arraial do Cabo


Mar de dentro - Arraial do Cabo


No mar de dentro, que fica entre o continente e as ilhas de Porcos e a ilha de Cabo Frio, os mergulhos tendem a ser mais simples e menos profundos – entre 10m e 15m.


Pontos de mergulho mar de dentro: Enseada do Cardeiro, Ilha de Porcos (alguns pontos), Abobrinha, Anequim e Ponta Leste.


Mar de Fora - Arraial do Cabo


Já o mar de fora, que fica após as ilhas de Porcos e a ilha de Cabo Frio , oferece mergulhos mais profundos. Para desfrutar 100% do local o mergulhador deve estar certificado com o curso de mergulho profundo.



Pontos de mergulho mar de fora: Oratório, Ferreiro, Gruta da Camarinha, Gruta Azul e os Naufrágios Harlingen e Dona Paula necessitam de boas condições de vento e mar para uma boa experiência.



Expedição de Mergulho Cabo Frio & Arraial do Cabo Amigos do Joe.


O centro de mergulho Amigos do Joe realiza expedições de mergulho de forma periódica pra a região dos lagos.


Para desfrutar da região dos Lagos, saímos de São Paulo em direção a Cabo Frio em ônibus semi-leito para curtir incríveis mergulhos nessa região naturalmente privilegiada que abriga grande diversidade de vida marinha.



Nossos pacotes de mergulho são os mais completos. A Amigos tem mais de 30 anos de experiência no setor de turismo e educação de mergulho.


Podemos lhe ajduar a planejar a sua viagem dos sonhos. Além de viagens de mergulho, também planejamos e organizamos viagens personalizadas. Consulte-nos.

Enfim, uma coisa é certa mergulhar em Cabo Frio & Arraial do Cabo é algo inesquecível, estar em contato com a natureza em águas cristalinas cheias de vida marinha é algo surreal.



Quer ficar sabendo das nossas viagens e promoções em primeira mão?


Entre na nossa lista de distribuição do WhatsApp e receba todos os informativos de forma privativa, segura e instantânea.


Basta você clicar na imagem abaixo e salvar o nosso contato na sua agenda.


Amigos do Joe, desde 1992 formando mergulhadores & amigos!


182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Ícone de WhatsApp
bottom of page